/

Banco de leite humano

Vi pela primeira vez uma referência ao banco de leite da Maternidade Alfredo da Costa no Centro de Saúde onde vamos vacinar os nossos filhos e fiquei muito contente por este projeto ter finalmente avançado.

Acredito nas vantagens do leite materno, principalmente se estamos a falar de crianças internadas nos cuidados intensivos neonatais.

Segundo os especialistas deste banco: “O leite da própria mãe, administrado a recém-nascidos muito prematuros, quando comparado com o leite artificial para prematuros, reduz em 20 vezes o risco de terem infecções intestinais (enterocolite), em 46% (quase metade) o risco de infecção generalizada (sépsis) e em cerca de 6 vezes o risco de morte.

Mas o que é um Banco de leite humano?

Amamentação

Amamentação


É um centro ou departamento especializado, habitualmente em interdependência direta de uma ou mais Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, que tem por objetivo a promoção do aleitamento materno e a recolha, processamento, controlo e distribuição de leite de dadoras saudáveis.

A atividade do Banco de Leite Humano não tem fins lucrativos, sendo gratuito o processo de doação do leite, assim como a sua distribuição após prescrição médica.

Quem pode doar?

Mães a amamentar de modo exclusivo o próprio filho, nascido há menos de 6 meses, com aumento de peso do bebé normal e noção de excedente de leite; Saudável, não fumadora, não consumidora habitual de medicamentos nem produtos de ervanária, sem hábitos ou comportamentos de risco; Com boas condições higiénicas no domicílio, acesso fácil a congelador (combinado ou arca) e aceitar as regras e procedimentos do Banco de Leite da MAC (onde se inclui a realização periódica de análises de sangue).

Nota:

O BLH precisa de mais dadoras para que o seu objetivo de disponibilizar leite humano para as Unidades de Cuidados Intensivos e Intermédios da MAC e outras Unidades de Cuidados Neonatais da Grande Lisboa se cumpra.

Para mais informações, pode telefonar para +351 21 318 4030 (das 8h às 16h) ou enviar um email para: bancodeleite@mac.min-saude.pt.

Imagem da autoria de sebribeiro.

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Outros conteúdos de interesse: