/ /

Casa à prova de crianças

tomada protegida no quarto de brincar

tomada protegida no quarto de brincar

Não é que nos consideremos nenhuma sumidade no assunto, até porque os dois mais velhos já cairam da cama (shame on us), mas a verdade é que como o Dudu começou a andar isso fez-nos pensar novamente em que a casa onde vivemos, tem de ser segura para esta sua nova fase de crescimento.

Segundo a APSI no primeiro ano de vida, 80% dos acidentes são quedas de sofás, da cama dos pais, do carrinho que ficou com o cinto aberto, das escadas,etc…

Para já, na casa nova, estamos a proteger todas as tomadas eléctricas que fiquem ao nível de acesso dos pimpolhos.
Quando a Luisa ganhou mobilidade, testámos vários modelos de protectores de tomadas eléctricas até acertarmos com o modelo mais práctico. Para nós, sem dúvida que o mais práctico é o que permite que a ficha continue a ser facilmente utilizável por um adulto. As que precisam de uma chavinha, que nunca sabemos onde está, ou que são tão difíceis de retirar que perdemos logo a vontade de a utilizar, connosco não funcionam.

Estas, que estão na foto deste post, comprámos no toys’r'us, mas existem outras marcas.

No caso dos protectores das portas estamos a reciclar os da Luisa. São bons e têm umas cores divertidas.

Para já não vamos fechar o armário dos detergentes, mas se despertar muita curiosidade teremos de o fazer.
Com a Luisa foi muito interessante porque ela só teve interesse naquela porta em concreto quando colocámos o fecho. O desafio passou a ser “abrir o fecho”. Lá dentro os detergentes não lhe suscitaram qualquer curiosidade. O foco de interesse era o fecho. Até que a prova foi superada, o fecho ficou estragado e foi retirado. É claro que a porta do armário deixou de ter piada e ela nunca mais tentou abri-la.

Os medicamentos estão fechados numa caixa própria, difícil de abrir por crianças pequenas.

A varanda é outro foco de preocupação para todos os pais. Nesta casa, tal como na anterior, a varanda é para ser utilizada. Gostamos de tomar refeições ao ar livre, apanhar sol ou simplesmente descontrair. Para eles é um local também para brincadeiras, no entanto teremos de ter alguns cuidados.

As portas dos quartos, que dão para a varanda, ficarão sempre trancadas e os miúdos só poderão passar para a varanda com o conhecimento e presença no local de um adulto. Sozinhos na varanda, enquanto forem pequenos é de evitar.

Vamos também cumprir a regra de não encostar nada ao muro da varanda, ou não ter coisas que possam deslocar facilmente e encostar ao muro e subir.

Hum… e que mais?! Assim de repente acho que é tudo. Têm mais alguma sugestão? Estamos a esquecer-nos de algo importante?

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados:

  • http://www.facebook.com/people/Ligia-Santos-Rodrigues/100001301213373 Ligia Santos Rodrigues

    o principal já têm; acrescentaria mais tarde a protecção do fogão, mais propriamente da placa e acesso a panelas ; por mais que se tente que nunca estejam na cozinha enquanto se cozinha, há sempre uma primeira vez. Como proteção existem uma espécie de grade que facilmente se baixa e há versões que inclusive servem para proteger os botões do forno se estiver por baixo (e ter fornos com protecção anti-criança nos botões não funciona, o nosso já descobriu como se tiram os manípulos para fora e ainda nem dois anos tem :-S) Podem ver do que se fala aqui : http://www.baby-walz.de/Sicherheit/Sicherheit-in-der-Kueche/group/292/L/0/Produktuebersicht.a830.0.html

    Cantos de móveis pela nossa experiência podemos dizer que ter ou não ter vai dar no mesmo pois nem mesmo colando com cola tudo sobreviveram às investidas do nosso filho :-)

    Depois tens ainda a sanita, esse bicho engraçado que se atiram para lá coisas e aquilo faz splash !

    Ah e tirar todas as chaves das portas quando o Dudu chegar a elas…

  • Anónimo

    Estávamos realmente as esquecer as chaves das portas. Já as retirámos todas para local seguro. Obrigado.

  • Z. Vasku

    Para a varanda, existem tambem umas redes proprias muito facil de por. E do mesmo material das redes de volei. mas a malha é mais fechada. Nao custam muito e é concertesa dinheiro muito bem gasto!!! Estas dao tambem para usar na piscina como proteccao. É so procurar na net.