Cuidados Materno-infantis no domicílio

Mão de um recém-nascido

Mão de um recém-nascido

Descobri recentemente que as empresas que prestam serviços domiciliários de saúde, começaram também a prestar cuidados dirigidos a recém nascidos e criança no conforto das suas casas.

Com o nascimento institucionalizado no hospital, muitas vezes sem suporte familiar e a inexperiência natural dos primeiros filhos, os pais vêem-se no regresso a casa, com o recém-nascido nos braços e sem o auxilio e o apoio necessário para os primeiros dias, que são essencial para o bebé e para a recuperação da mãe.
No fundo é o apoio que antigamente era prestado pelas parteiras e pelas mulheres da família.

Hoje há cada vez mais também a figura da doula, que promove a humanização do parto e apoia a mãe e o bebé antes e depois do parto, o que se mostra muito útil pela sua experiência e formação, mas penso que esta oferta de serviços domiciliário é algo mais abrangente.

O apoio à amamentação, que também pode ser requerido à SOS amamentação, a avaliação do peso e observação global do bebé, o acompanhamento de enfermagem em caso de doença, o tratamento do cordão-umbilical, o teste do pézinho, a vacinação e babysitting.

Muitas vezes os pais, recusam deixar os seus filhos recém-nascidos com pessoas que desconhecem e até muitas vezes com familiares, mas o facto é que é essencial que estes possam ter algum momento afastados da grandiosa tarefa de serem pais a tempo inteiro. Principalmente as mães que (e falo por experiência própria) vivem com muita entrega pessoal os primeiro tempos do nascimento de um filho.

Nós felizmente nunca necessitámos pois temos apoio familiar e nunca tivemos qualquer problema em deixar os nossos filhos ao cuidado da familia, para podermos ter algum tempo de qualidade a dois ou em separado.

Mas é óptimo saber, que os pais que necessitem poderão recorrer a técnicos especializados e formados nesta área para tomarem conta dos seus bens mais preciosos.

Imagem da autoria de ailatan.

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Outros conteúdos de interesse: