Estacionamento perpendicular

Estacionamento perpendicular de marcha atrás

Estacionamento perpendicular de marcha atrás

Nos estacionamentos perpendiculares, cada vez mais comuns nas nossas cidades e nos parques de estacionamentos das superfícies comerciais existem 2 formas de estacionar, de frente ou de marcha-atrás.

Desde que me lembro, que sempre que possível opto por estacionar de marcha-atrás, por um único motivo. Se à chegada não tenho pressa e posso perder tempo a estacionar o carro de marcha-atrás, é preferível fazê-lo, uma vez que nunca se sabe se, por alguma urgência inesperada, não terei que sair do local onde estou, o mais rapidamente possível. Sendo que uma vez que o Toyota Verso tem sensores de estacionamento e uma câmara auxiliar traseira é cada vez mais raro estacionarmos de frente.

Mas pelo que recentemente descobri existem outras 2 vantagens importantes para optarmos por esta forma de estacionamento, a saber:

  • É mais económico: Por exemplo um motor de um carro com 5 anos leva cerca de 1,5m a aquecer e a atingir a sua eficiência energética. Logo a maior forma de aquecer o motor do seu carro, não é na realização de manobras para sair do lugar de estacionamento, mas sim simplesmente sair do seu lugar conduzindo suavemente. Se deixar de estacionar de frente e passar a estacionar de marcha-atrás pode poupar cerca de 100 euros por ano;
  • É mais seguro: Antes de mais, porque ao estacionar de marcha-atrás a velocidade é menor. Mas mais importante do que isso é que ao fazer a manobra de marcha-atrás para estacionar o carro, está a recuar para um área que consegue controlar com relativa facilidade, através dos seus espelhos. O mesmo não se aplica, quando tendo o carro estacionado de frente, tem de recuar para uma rua de um parque de estacionamento ou de uma qualquer avenida movimentada de uma cidade, onde a visibilidade é muito menor.

Como costumam estacionar de frente ou de marcha-atrás?

Imagem da autoria de BlueBarry.

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados: