/

Intolerância ao glúten

Intolerância ao gluten

Este post vem no seguimento do jantar com amigos, que aconteceu ontem aqui em casa. Não só foi muito agradável receber na casa nova pessoas com que gostamos de estar, mas também foi educativo já que pela primeira vez confeccionei uma refeição para uma doente celíaca.

O jantar era pizza, com massa feita na Bimby, que é sempre um sucesso e agrada a adultos e crianças.  O vinho era um excelente RAYA, de 2007 (veja aqui), trazido pelos amigos,  conhecedores da boa pinga.

É claro que tendo em conta a intolerância ao glúten da nossa amiga fizemos uma pizza “especial”, de farinha de milho e ingredientes livres de glúten, que para espanto geral ficou bastante agradável (embora todos os que provaram tenham preferido a outra de farinha de trigo, alta e fofa)

A intolerância ao glúten é uma chatice, não é um drama, mas deve ser levada muito a sério. A nossa amiga leva a “coisa” com leveza suficiente para não fazer disto um drama, mas ontem, percebi finalmente a abrangência deste tipo de intolerância e aprendi a ler os rótulos com mais atenção: um simples queijo ralado pode conter cereais e uma polpa de tomate pode ter um espessante indefinido… que pode ser um cereal com glúten.

A doença celíaca não é de fácil diagnóstico e muitas pessoas não sabem que a têm. A nossa amiga descobriu apenas há algum tempo e desconfio que anda por aí muita gente que nem imagina que afinal é o pãozinho do pequeno-almoço, que lhes estraga o dia:-)

Provavelmente os meus filhotes não têm esse gene, que “proíbe” o consumo do glúten, já que não há casos diagnosticados na família, o que diminui o risco, no entanto estou pensar no caso da Leonor atrasar a introdução do glúten.

A recomendação mais normal, por parte dos pediatras,  é aos 6 meses. Com que idade introduziram o glúten na alimentação dos vossos bebés?

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados:

  • http://topsy.com/www.familiaverso.net/intolerancia-ao-gluten/?utm_source=pingback&utm_campaign=L2 Tweets that mention Intolerância ao glúten | Família Verso — Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by Receitas para bebés, Família Verso. Família Verso said: Conhecem alguém com intolerância ao glúten? http://fb.me/IIGSC2QY [...]

  • Ceu202

    Para além da pergunta que fica no ar… eu já não me lembro desses pormenores…
    Só faltou aqui 2 coisas:
    - Uma foto da pizza com farinha de milho!!
    - e dizer quais serão os sintomas da intolerância ao glutén! (Não?!?)

  • Natasha

    ola! gostaria desta receita de pizza sem gluten! meu enteado é celiaco, e é uma dificuldade cozinhar coisas gostosas para ele!

  • Batixa