/ /

Organizar uma festa de aniversário

Não se pode dizer que já esteja uma pró no assunto, até porque como os miúdos são pequenos ainda só organizámos 3 festinhas: 2 para a Luisa e 1 para o Dudu.

Como o terceiro aniversário da Luísa está à porta lembrámo-nos de partilhar convosco algumas dicas de organização.

Essencial é começar com tempo, pelo menos 1 mês a três semanas antes da data, que é para depois não andar em stress e ter tempo para dar atenção ao seu filho, nesse dia especial.

Escolha do local

No nosso caso temos feito as festas sempre em casa, primeiro na casa dos avós porque a nossa era pequena e este ano na nossa casa nova, mas há sempre a opção de alugar um espaço e o serviço associado.

Com crianças pequenas, sinceramente, achamos que não se justifica ir pagar um dinheirão por esse serviço e que a “tradicional” festa em casa com a família é o mais indicado. No entanto deixo indicação de 2 sítios onde já fomos a festas de aniversário e que dentro do “género” não são maus, pois podem ser-vos úteis:

Tema da festa

O tema tem de ter em conta a idade da criança em causa e do seu próprio gosto pessoal. Com os nossos filhos foi sempre fácil: a Luisinha adorava animais da quinta e o Dudu carrinhos e comboios. Os temas estavam à partida escolhidos.

Agora que a nossa filhota mais velha vai fazer 3 anos, deixámos que fosse ela a escolher o tema e a participar activamente em algumas tarefas. Este ano vamos ter princesas da Disney.

A decoração

Meia dúzia de balões e umas decorações, cor-de-rosa/ pirosas/ de princesa e temos a melhor festa do mundo para uma menina. Uma vez mais há duas hipóteses, ou fazer você mesmo e pedir aos cachopos para participar na produção dos enfeites ou comprar as decorações já feitas.

Os hipermercados têm cada vez mais coisas para as festas infantis, mas há também lojas especializadas em festas onde consegue encontrar de tudo.

Bolo d' A Festa do Bolo

Bolo do 1.º aniversário da Luisa d' A Festa do Bolo

O bolo

O que não falta em Portugal, são pastelarias com bolos de todos os feitios e temas. Há para todos os gostos e bolsos. Os mais económicos são mesmo os feitos em casa. Se tem tempo e algum jeito, esta é uma possibilidade a considerar.

Os nossos bolos têm sido feitos pela Festa do Bolo, e têm sido do agrado geral. A Silvia é realmente uma artista na sua área.

O Menu

Se a festa vai ser mista, com crianças e adultos, tem de considerar as necessidades de ambos.

Pense em coisas que possam ser comidas de pé e à mão, mas de preferência que não sejam muito gordurosas ou que sujem as mãos dos miúdos. Isto se tiver amor aos seus cortinados e paredes.

Evite encher a mesa de doces logo no início da festa senão vai ter crianças “atestadas” de açúcar.

Sirva coisas divertidas e mais saudáveis como sandes com feitios de animais (utilize os cortantes dos biscoitos e corte as sandes depois de feitas) ou sobremesas enfeitadas com fruta cortada com feitios de flores ou outros elementos decorativos, em vez dos tradicionais feitos de açúcar ou chocolate.

As actividades

Tendo em conta as idades das crianças convidadas pense em actividades para as entreter, antes do lanche.

No Inverno e dentro de casa as actividades são mais limitadas, mas a verdade é que os miúdos precisam de muito pouco para se divertirem.

Por vezes as brincadeiras mais simples são as que lhes dão mais prazer, nós adultos é que temos a mania de complicar :-)

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados: