/

Preparar o regresso ao trabalho #1

Ilustração "Escolha acertada para uma criança feliz" criada por Patrícia Romão

Ilustração "Escolha acertada para uma criança feliz" criada por Patrícia Romão

Preparar o regresso ao trabalho é para mim, e com certeza para muitas mães, um misto de emoções. Por um lado estou muito animada por voltar ao activo na Active Media, mas por outro vou deixar de estar o dia inteiro a cuidar da minha bebé e vou ter de “ceder” essa posição a terceiros.

Embora seja já o terceiro filho e saiba que eles ficam entregues a pessoas idóneas e profissionais, continua a custar horrores a uma “mãe galinha”, tal como da primeira vez.

Uma das coisas mais importantes para conseguimos voltar de corpo e alma é ficarmos seguros com a instituição que vai acolher o nosso rebento.

A Deco lançou há uns tempos um folheto “Escolha acertada para uma criança feliz” com algumas informações importantes, que eu guardei e que me tem ajudado a estar mais atenta a determinadas condições físicas e humanas dos espaços de ensino.

Uma das mais importantes, pelo menos para nós, é o número de crianças o berçário e o número de pessoas para as cuidar. No caso do Berçário da Leonor a lei é cumprida e o berçário tem 8 bebés, pelo menos sempre 2 pessoas em simultâneo, tem uma sala de berços, uma sala-parque, uma sala para a higiene e uma copa de leites, que se destina exclusivamente à preparação de biberões e papas.

Aqui ficam alguns itens que deve ter em atenção na escolha da futura escolinha dos seus filhos:

  • Faça uma lista de creches ou jardins-de-infância que lhe possam interessar visite todas sem excepção;
  • Leve a criança na visita,sempre que possível. Os bebés e as crianças reagem quando não simpatizam com as pessoas. Veja como as funcionárias se relacionam com a criança.
  • Espaços, condições e equipamentos: peça para vê-los em diferentes alturas do dia.
  • Converse com a direcção,  com a futura educadora e com as auxiliares de acção educativa.

No fundo seja uma chata e não tenha receio de perguntar afinal de contas é uma decisão que vai influenciar o futuro dos seus filhos.

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados: