/

Preparar o regresso ao trabalho #2

Leonor com 1 mês e meio

Leonor com 1 mês e meio

Quem é nosso fã na página do Facebook da Família Verso, já sabe que estamos a fazer aos poucos a habituação da Leonor ao berçário, para que em breve comece a frequentá-lo em horário normal, 5 dias por semana, já que a mamã irá em breve regressar ao trabalho.

É muito importante dar tempo ao bebé para se habituar a esta nova rotina, ao contacto com as novas cuidadoras, com os novos cheiros, cores. O que temos feito com os três, já que os dois anteriores também entraram no berçário ainda não tinham completado os cinco meses, é uma habituação progressiva e não tem corrido mal.

No primeiro dia,  ficam uma a duas horas, no segundo mais algum tempo e tomam uma refeição, no terceiro dia comem e dormem uma soneca. Depois é só ir aumentando o tempo de permanência até fazerem o horário que os pais necessitarem.

Também não é má ideia,  mesmo em casa tentar estabilizar as horas de comer, de actividade e de dormir, para depois ser mais fácil a adaptação. Os bebés podem não te uma percepção racional do que está a acontecer, mas percebem que têm novas rotinas e isso pode reflectir-se numa alteração do sono e da alimentação.

Outra coisa que achamos má ideia, é a de sair de “fininho”, ou seja ir embora sem que a criança dê por isso. Chegámos a fazer isso com a Luisa, quando a deixávamos entregues aos avós ou à babysitter, mas rapidamente percebemos que não é a melhor técnica e que ela se sentia enganada.

Afinal os nossos filhotes estão sempre a ensinar-nos coisas novas, todos os dias!*

* Este fim-de-semana aprendemos que o Mickey Mouse, se chama “Mickey Mau, mas é bonzinho!”

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados: