/ /

Sopa ou papa?

Sopa base

Sopa base

Por certo já muita tinta (ou muito pixel) foi escrita com o dilema: – por onde se deve começar a introdução da alimentação sólida nos bebés?

Não tendo certezas absolutas sobre este tema (o que me acontece cada vez mais com a idade), só posso falar da nossa própria experiência.

Uma vez mais, tal como nos outros 2, iniciámos a alimentação sólida da Leonor pelas papas sem glúten.
Da primeira vez (aquando da primogénita) consultámos amigos e família, sites e especialistas na matéria sobre qual a melhor forma de apresentarmos as maravilhas da “comida” sólida à nossa filhota. Não nos conseguimos decidir, ambos os lados tinham argumentos lógicos.

Por um lado a papa pode ter um sabor e textura mais agradável para um primeiro contacto, por outro pode fazê-los recusar a sopa por habituação ao sabor mais doce dos cereais.

Por um lado a sopa é vista como um alimento mais completo e saudável do que um pó de cereal dentro de uma caixa, mas os cereais são essenciais na alimentação humana.

E podíamos continuar a lista infindável de argumentos válidos. Por falta de consenso optámos por seguir o conselho da Pediatra e avançar com as papas. Com a primeira cachopa correu bem e os receios de que não aceitaria a sopa não se realizaram, com o Dudu idem, à terceira já não tivemos duvida e avançamos logo para a papa.

Estamos ansiosos para saber como vai correr a prova da sopa, mas prevemos algo parecido com os manos.

De que “clube” são: Papa ou Sopa?

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados:

  • Hugo Fernandes

    Por aqui iniciámos com a papa, mas apenas por sugestão da Pediatra.
    Talvez porque seja menos agressivo para o estômago? É capaz de proporcionar uma transição mais fácil para o sistema digestivo das crias.

  • Rosarinho

    cá em casa começámos pela sopa!! e seguindo um conselho da pediatra, juntando sempre à sopa um pouco de cebola ou alho francês para lhe conferir sabor…
    segundo a pediatra, a papa seria para a ‘engorda’…

  • http://dumaescolhafaz-seumdesafio.blogspot.com/ Sara Ferreira

    Lá em casa também começámos pela sopa, pois, segundo a pediatra, se começássemos pela papa, como o sabor é bastante mais adoçicado, podíamos correr o risco de a Carolina depois não gostar de sopa. Para conferir sabor, mas segundo conselhos da avó, juntávamos batata doce e/ou uma peça de fruta (normalmente uma maçã, sem ser reineta)