/

Teste de Sheridan

Leonor a gatinhar

Há uns anos lembrava-me de ter lido um post no blog do Pedro Couto e Santos sobre  um teste que permite avaliar o desenvolvimento das crianças. Graças à preciosa ajuda do Pedro lá encontrei o referido teste, o Teste de Sheridan.

De uma forma simplista, este documento permite verificar se um criança se está a desenvolver correctamente. Por norma, é com base neste documento que os pediatras fazem determinadas perguntas à família para aferir do desenvolvimento dos nossos filhos.

Lembro-me da na altura em que descobri este teste, ter verificado o desenvolvimento da Luisa. Olhando para o teste e para os nossos filhos, eis as conclusões a retirar:

  • Com excepção do vector “Comportamento e adaptação social” a Leonor, actualmente com 9 meses, já se encontra com o desenvolvimento para um bebé de 12 meses;
  • O Eduardo, actualmente com 22 meses, com uma outra excepção está com um desenvolvimento normal para uma criança de 2 anos;
  • A Luisa, actualmente com cerca de 3 anos e 3 meses, já está com um desenvolvimento normal para uma criança de 4 anos.

Como é natural, este documento não deve ser levado à letra, nem deve servir para ficarem alarmados com os vossos filhos. Caso notem alguma coisa de estranho, falem com o vosso médico de família ou com o pediatra dos vossos filhos.

Podem ter acesso ao ficheiro pdf com o “Teste de Sheridan” no post do Pedro Couto e Santos.

 

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Outros conteúdos de interesse: