Tradição de troca de prendas no Natal

Prendas de Natal

Prendas de Natal

Durante a minha infância, na minha casa, não havia uma tradição para a troca de prendas. Na maioria das vezes que me recordo, as prendas eram abertas depois da meia-noite. Porém também me lembro de alguns Natais em que colocámos um sapatinho junto à lareira, fomos dormir e apenas na manhã de Natal abríamos as prendas.

Nos últimos anos, em companhia da Sandra, o habitual tem sido a troca de prendas após a meia-noite. Enquanto era só entre adultos, com a família dela e/ou a minha, esta troca parecia-me uma conclusão normal para o fim da noite da consoada.

Agora com os miúdos, e apesar de eles dormirem uma sesta extra, começo a ter algumas dúvidas se não faria mais sentido irem para a cama e abrirem as prendas no dia de Natal, quando acordassem.

Sobretudo enquanto acreditam no Pai Natal, acho que preferia que deixassem o copo de leite e as bolachinhas para o Pai Natal, se fossem deitar e acordassem no dia seguinte, ansiosos por ver as prendas que o Pai Natal tinha deixado para eles, com as quais poderiam brincar a seguir.

Para puderem abrir as prendas à meia-noite, tive que dizer que o Pai Natal tinha deixado as prendas na arrecadação, que era o local mais fácil de deixar as prendas, tendo em conta que fica no último andar e que nós não temos lareira.

Mas o pior é que quando eles acabam de desembrulhar as prendas todas, as nossas, mais as dos tios, as dos primos, as dos avós, etc, já é tardíssimo e como é óbvio a última coisa que querem fazer é irem para a cama. Eles querem é continuar a desfrutar dos novos brinquedos que acabaram de receber.

Bem sei, que rapidamente o Pai Natal passará à história e que rapidamente eles saberão que são a família e os amigos quem lhe oferece as prendas, mas em qualquer dos casos, acho que me agrada a ideia de abrirem as prendas no dia de Natal de manhã.

Como costuma ser nas vossas casas? Tem alguma tradição ou varia de ano para ano?

Imagem da autoria de brina_head.

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados:

  • Juca

    :) Na minha familia o Natal sempre foi uma época muito vivida até porque somos muitos e entre pais tios, primos, etc faz-se uma grande festa… com o passar do tempo houve coisas que se foram modificando, as prendas são mais para as crinças sendo que os adultos fazem o sorteio do “amigo secreto” o que é bastante divertido! No entanto a hora das prendas é sempre a meia-noite e porque também temos crianças que acreditam no Pai Natal, este faz sempre a sua aparição para deixar o saco das prendas! É uma alegria ve-las de olhos abertos a tentar perceber como é que o pai natal entrou em casa!

    Beijinhos

  • http://www.facebook.com/ines.bernardo Inês Bernardo

    Acho que, com crianças, o mais simples (e mágico) é abrir de manhã. Ainda me lembro o entusiasmo com que ia para a cama para que a noite pudesse passar mais depressa. Além do mais, pode-se ficar a brincar o resto do dia. Conheço famílias em que, enquanto as crianças dormem, os adultos trocam as suas prendas. Ou então explicam-se que há prendas trazidas pelo Pai Natal mas que as pessoas tb gostam de trocar mimos entre si…