/ /

[Vídeo] Câmara auxiliar traseira

Conduzir nos dias que correm, não é a mesma coisa que há 20 ou 40 anos. Felizmente, com o passar dos anos a tecnologia tem vindo a facilitar esta tarefa, com diversas facilidades como direcção assistida, motores de injecção electrónica, mudanças automáticas inteligentes (nada consensuais) ou sistemas de auxílio ao estacionamento.

Nesta área de auxílio ao estacionamento, muito se tem evoluído nos últimos anos, desde os simples sensores de estacionamento traseiros (quase omnipresentes em todos os novos veículos actualmente) e dianteiros aos sistemas inteligentes de estacionamento, que estacionam por nós do qual o IPA – Intelligent Parking Assist do Toyota Prius foi um dos pioneiros, entre muitos outros.

O Toyota Verso, tal como o Prius para além dos sensores de estacionamento traseiros tem ainda uma câmara auxiliar traseira, que se activa automaticamente sempre que a marcha atrás é engatada, sendo a imagem apresentada no monitor principal, onde normalmente é apresentado o mapa do sistema GPS.

Tal como diria alguém, “primeiro estranha-se, mas depois entranha-se” e não se quer outra coisa. E depois dão-se situações engraçadas como ter alguém atrás de nós preocupado, quando numa manobra de marcha-atrás, em ver de olharmos para trás, olhamos para o monitor da consola central.

Ao contrário do Prius, o Verso não se estaciona sozinho, mas com os sensores de estacionamento e a câmara auxiliar traseira, torna-se muito mais fácil fazer manobras de estacionamento, sobretudo quando diariamente se têm colocar o carro em garagens, onde o espaço não abunda.

Apenas para ficarem com uma ideia do que falo, deixo-vos com um pequeno vídeo, ilustrativo da câmara auxiliar traseira.

Gostou deste artigo?

Subscreva o nosso Feed RSS, siga-nos no Twitter ou simplesmente recomende-nos aos seus amigos e colegas!

Posts relacionados: